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Sistema PABX

Um PBX (sigla em inglês de Private Branch Exchange ou ainda PABX paraPrivate Automatic Branch Exchange, cuja tradução seria Troca automática de ramais privados) é um centro de distribuição telefônica pertencente a uma empresa que não inclua como sua atividade o fornecimento de serviços telefônicos ao público em geral.
Atualmente os PBX são sistemas manuais obsoletos (necessitam um operador), tendo sido substituídos por sistemas automáticos conhecidos como PABX ou PPCA. Uma PABX permite efetuar ligações entre telefones internos sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber telefonemas da rede externa (geralmente pública). Podem consistir de uma plataforma de hardware ou somente software, este último que pode ser instalado nocomputador para a interação com a telefonia via Internet
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Um telefone doméstico geralmente está conectado diretamente à operadora local de telefonia, podendo realizar chamadas discando o número de destino desejado. Em um ambiente corporativo normalmente existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerenciar e distribuir as chamadas, o que é feito pelo PABX. O equipamento torna-se também um elemento de controle dos usuários de ramais, podendo gerenciar permissões de uso individuais ou por grupo.
Para concluir, temos que afirmar que PABX é uma central telefônica onde chegam as linhas da rede pública e saem os ramais para os usuários. Nesta central também podem ser conectados o interfone para tocar direto no telefone e muitas outras funções. Geralmente quem utiliza as funções do PABX no dia-a-dia são os profissionais de secretariado, que precisam possuir um aparelho de telefone TI (Terminal Inteligente) para terem acesso a todas as funções da central telefônica.

Diferença entre Unicast, multicast e broadcast



De forma bastante resumida consegui explicar e exemplificar os conceitos de comunicação em redes comutadas, que são essenciais para quem trabalha com Redes de Computadores. 

A comunicação de uma rede comutada é feita de três formas: unicast, multicast e broadcast:

Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.
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Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.


Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

 

Rede Virtual Privada - VPN




  • A Rede Virtual Privada (VPN) oferece uma conectividade flexível e escalável. As conexões ponto a ponto podem fornecer uma conexão segura, rápida e confiável aos funcionários remotos. Esta é a opção mais comum, combinada com o acesso remoto por banda larga, a fim de estabelecer uma VPN segura sobre a Internet pública.


    A Internet é uma rede IP mundial, publicamente acessível. Por causa de sua vasta proliferação global, ela se tornou um modo atraente de interconectar locais remotos. Porém, o fato de ela ser uma infra-estrutura pública expõe as empresas e suas redes internas a riscos de segurança. Felizmente, a tecnologia de VPN permite que as organizações criem redes privadas sobre a infra-estrutura de Internet pública que mantêm a confidencialidade e a segurança. 


    As organizações utilizam as VPNs para fornecer uma infra-estrutura de WAN virtual que conecta as filiais, os escritórios em casa, os locais de parceiros de negócios e os funcionários remotos a toda sua rede corporativa ou à parte dela. Para que permaneça privado, o tráfego é criptografado. Em vez de utilizar uma conexão de Camada 2 dedicada, tal como uma linha alugada, uma VPN utiliza conexões virtuais que são roteadas pela Internet.


    Benefícios da VPN
    As organizações que utilizam VPNs beneficiam-se de um aumento na flexibilidade e na produtividade. Locais e funcionários remotos podem conectar-se de modo seguro à rede corporativa de quase qualquer lugar. Os dados em uma VPN são criptografados e tornam-se indecifráveis a qualquer um que não tenha permissão para fazê-lo. As VPNs trazem hosts remotos para dentro do firewall, dando-lhes quase os mesmos níveis de acesso para os dispositivos de rede como se eles estivessem em um escritório corporativo.

    A figura mostra as linhas alugadas em vermelho. As linhas azuis representam as conexões baseadas em VPN. Considere estes benefícios ao utilizar as VPNs:


    Comparados as opções de linha alugada, os benefícios da VPN incluem economia de custo, maior segurança e maior escalabilidade.

    Economia de custo - As organizações podem utilizar um transporte de Internet econômico e externo para conectar escritórios remotos e usuários ao site corporativo principal. Isto elimina links de WAN dedicados caros e bancos de modem. Utilizando a banda larga, as VPNs reduzem os custos de conectividade ao mesmo tempo em que aumentam a largura de banda de conexão remota.

    Segurança - Criptografia e protocolos de autenticação avançados protegem os dados de acessos não autorizados.

    Escalabilidade - As VPNs utilizam a infra-estrutura de Internet dentro dos ISPs e operadoras, facilitando a adição de novos usuários pelas organizações. As organizações, grandes e pequenas, podem adicionar uma grande quantidade de capacidade sem adicionar uma infra-estrutura significativa.


    Tipos de VPNs

    VPNs ponto a ponto
    As organizações utilizam as VPNs ponto a ponto a fim de conectar locais espalhados da mesma maneira que uma linha alugada ou conexão de Frame Relay é utilizada. Como a maioria das organizações agora têm acesso à Internet, é conveniente tirar proveito dos benefícios das VPNs ponto a ponto. Conforme ilustrado na figura, as VPNs ponto a ponto também suportam intranets de empresas e extranets de parceiros de negócios.

    Com efeito, uma VPN ponto a ponto é uma extensão de um sistema de rede WAN clássico. As VPNs ponto a ponto conectam redes inteiras umas às outras. Por exemplo, elas podem conectar uma rede de filial a uma rede da sede da empresa.

    Em uma VPN ponto a ponto, os hosts enviam e recebem o tráfego de TCP/IP através de um gateway de VPN que pode ser um roteador, dispositivo de firewall PIX ou um Mecanismo de Segurança Adaptável (ASA). O gateway de VPN é responsável por encapsular e criptografar o tráfego de saída para todo o tráfego de um local específico e por enviá-lo por um túnel de VPN sobre a Internet para um gateway de VPN de mesmo nível no local designado. Ao receber, o gateway de VPN de mesmo nível retira os cabeçalhos, descriptografa o conteúdo e retransmite o pacote para o host designado dentro de sua rede privada.

    VPNs de acesso remoto
    Os usuários móveis e funcionários à distância utilizam amplamente as VPNs de acesso remoto. No passado, as corporações suportavam os usuários remotos utilizando redes discadas. Acessar a corporação geralmente envolvia uma chamada de longa distância e tarifas de interurbano.

    A maioria dos funcionários remotos agora tem acesso à Internet de suas casas e pode estabelecer VPNs remotas utilizando conexões de banda larga. Da mesma forma, um funcionário móvel pode fazer uma chamada local para um ISP local a fim de acessar a corporação pela Internet. De fato, isto marca uma evolução em redes discadas. As VPNs de acesso remoto podem suportar as necessidades dos funcionários à distância, usuários móveis, bem como extranet para transações de comércio eletrônico.

    Em uma VPN de acesso remoto, cada host geralmente possui um software de cliente de VPN. Sempre que o host tenta enviar algum tráfego, o software de cliente de VPN encapsula e criptografa esse tráfego antes de enviá-lo pela Internet para o gateway de VPN na extremidade da rede designada. Ao receber, o gateway de VPN trata os dados da mesma maneira que trataria os dados de uma VPN ponto a ponto.


    Componentes de uma VPN

    Uma VPN cria uma rede privada sobre uma infra-estrutura de rede pública enquanto mantém a confidencialidade e a segurança. As VPNs utilizam protocolos de tunelamento criptográfico para fornecer proteção contra detecção de pacotes, autenticação de remetentes e integridade da mensagem.
    A figura ilustra uma topologia de VPN típica.


    Os componentes necessários para estabelecer esta VPN incluem:
    • Uma rede existente com servidores e estações de trabalho
    • Uma conexão com a Internet
    • Gateways de VPN, tais como roteadores, firewalls, concentradores de VPN e ASAs, que agem como pontos de extremidade para estabelecer, gerenciar e controlar as conexões de VPN
    • Software apropriado para criar e gerenciar túneis de VPN
    A chave para a efetividade da VPN é a segurança. As VPNs protegem os dados encapsulando-os ou criptografando-os. A maioria das VPNs pode fazer os dois.
    • O encapsulamento também pode ser chamado de tunelamento, uma vez que o encapsulamento transmite os dados de forma transparente de rede para rede através de uma infra-estrutura de rede compartilhada.
    • A criptografia codifica os dados em um formato diferente utilizando uma chave secreta. A descriptografia decodifica os dados criptografados no formato não criptografado original.
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  • Sistema DDR

    CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DDR


    • Link digital (2Mbps) ligando diretamente a central telefônica à empresa Recebe e transmite chamadas simultaneamente
    • Maior dimensionamento e melhoria da comunicação interna Interligação da comunicação de voz, com computadores e fax Formação de grupos de ramais para as áreas da empresa, com facilidades como a busca automática 
    • Pode ser utilizado para a configuração do serviço 0800 da empresa 100% de cobertura e capilaridade com infra-estrutura digital própria em 96% da planta e com redes de última geração
    • Cobertura completa do estado de São Paulo Gerenciamento proativo de toda a rede no Centro Regional de Serviço e Operações Flexibilidade (DDR Fracionado)
    • Alta disponibilidade do serviço Relatórios gerenciais
    --> ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Sistema de transmissão digital a 2,048 Mbps, composto em 30 canais de 64 kbps, que transporta informações de dados, voz ou imagem de acordo com o padrão europeu

  • A VIVO pode optar por um destes três meios para dispor a tecnologia digital, conforme localização e viabilidade técnica:
  • Modem HDSL
  • Fibra óptica
  • Rádio
  • Prazo de instalação: até 60 dias 
  • Prazo de reparo: 95% (até 8 horas)
  • Disponibilidade de rede: 99,88% com redundância 99,00% sem redundância